• (11) 3083-1031
  • atendimento@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (11) 3083-1031
  • atendimento@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Tudo sobre o transporte de cargas refrigeradas e congeladas

O transporte de cargas refrigeradas e congeladas é realizado em  veículos e caminhões que possuem  compartimentos  refrigerados, em que a temperatura pode chegar a até -30ºC.

Existem dois tipos de sistema de resfriamento. O primeiro é ligado à eletricidade e utiliza placas eutéticas para o resfriamento. Já o sistema ar forçado utiliza compressão de um gás para resfriar a carga. Possibilita a configuração da temperatura do baú a partir da cabine. Pode ser tanto ligado na tomada, quanto acoplado ao motor do caminhão.


Apesar da tecnologia ajudar bastante, sobretudo, no gerenciamento de risco do deslocamento deste tipo de carga, o preparo do motorista é essencial.

👉 Antes do transporte, ainda no local de carregamento, é necessário aferir a temperatura dos produtos. É importante lembrar que a carreta frigorifica não reduz, apenas mantém as temperaturas dos produtos.
 

👉 Antes do embarque, o equipamento de frio do local de acondicionamento deve ser acionado para o pré resfriamento do ambiente. O propósito desse procedimento é evitar choques de temperaturas. O pré resfriamento deve ser feito com a carreta vazia e seca.
 

👉 O interior da carreta não pode ser molhado para acelerar o trabalho do equipamento de frio. Caso contrário, o equipamento de frio puxará muita umidade ao sistema, comprometendo-o.
 

👉 Economizar combustível desligando o equipamento de frio, nem pensar. Isso poderá provocar danos à mercadoria. O equipamento de frio só deve ser desligado apenas depois da abertura das portas para descarregamento.
 

👉 Ao contratar um carro refrigerado para transporte de cargas, verifique se existem obstáculos entre o equipamento de frio e o restante da carga. Essa prática pode prejudicar a distribuição do ar frio do compartimento.
 

👉 As borrachas do baú também precisam de manutenção para que a vedação e a passagem de luminosidade não afetem a qualidade da carga. Atenção.
 

👉 A limpeza sempre é essencial, por isso, lembre-se: não pode haver cheiros e marcas de outras cargas no baú.
 

👉 Tanto o transporte de cargas congeladas como o transporte de cargas refrigeradas exigem extrema responsabilidade. Caso ocorram avarias como descongelamentos, o transportador pode acabar sendo responsabilizado.

A Log10, empresa de transporte especializado, trabalha com o Controle de Temperatura e Umidade, além de possuir uma frota diversificada para o melhor transporte rodoviário da região. Tenha à disposição a mais alta tecnologia para garantir que sua carga chegue rapidamente ao local certo e de forma segura. Contate-nos.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação
















    (11) 3083-1031 Chat WhatsApp