• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

5 dicas de como fazer uma gestão de frota mais eficiente

Existem algumas formas para uma empresa de transporte de cargas realizar uma gestão de frota de forma mais eficiente e aplicar essas estratégias é fundamental para o bom funcionamento da logística.

Para ajudar nessa questão, a Log10 com mais de 10 anos de atuação como transportadora de medicamentos, separou 5 dicas que irão ajudar a tornar sua gestão de frota mais eficiente, confira!

A manutenção dos veículos é uma medida essencial

Para um bom funcionamento da frota é fundamental que a manutenção dos veículos que realizam o transporte rodoviário de cargas seja feita com frequência. Utilizar veículos com peças desgastadas e outros problemas, atrapalha as entregas e coloca em risco a segurança do condutor. 

Realizar a manutenção periódica, é fundamental para que os gastos com idas regulares a mecânicos sejam cortados e para que a sua frota não fique desfalcada porque algum dos veículos está quebrado.      

Fique atento à legislação

A fiscalização de cargas é necessária e pode ser realizada em diversos momentos durante a entrega do produto ao cliente, para que não perca nenhuma carga ou atrase a entrega, é importante estar atento às legislações exigidas para o transporte de encomendas

Aplique treinamentos constantes aos motoristas

Além de saber como funciona o passo a passo para uma entrega bem sucedida, é fundamental transmitir esse conhecimento para o condutor que realizará a mesma. Por isso, ofereça treinamentos constantes que abordem assuntos técnicos e os ajudem a realizar uma direção segura, consciente e produtiva.   

Tenha um controle rigoroso de rotas

As rotas são o assunto principal para uma empresa de transporte de cargas aéreas e também rodoviárias. Saiba exatamente quais são os trechos que os veículos irão percorrer para realizar a entrega, faça o mapeamento do melhor caminho, que seja seguro para o condutor, para a carga e para o veículo. 

Dessa forma, além de garantir segurança, será possível traçar rotas mais rápidas e que irão ajudar a diminuir os prazos de entregas, e otimizar o dia a dia de todos na empresa. 

A tecnologia deve ser sua melhor amiga

A melhor forma de gerir de forma eficiente e correta a sua frota, é com o auxílio da tecnologia. Existem aplicativos que podem te ajudar no processo de gestão, tanto para traçar melhores rotas, quanto para realizar o acompanhamento da entrega em tempo real, para encontrar os melhores locais para manutenção. 

Além disso, investir em veículos tecnológicos ajudarão no controle das manutenções, ajudará a gastar menos combustível e tornará sua empresa mais sustentável. 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação