• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Boas práticas de controle de estoque hospitalar que deve adotar agora mesmo!

 

O controle de estoque hospitalar é o processo de garantir que uma quantidade certa de mercadorias esteja disponível, ou seja, é a gestão de equipamentos e medicamentos dentro daquela empresa, onde envolve o fluxo de entrada e saída desses mesmos produtos.

 

Por exigir um cuidado maior em medicamentos e equipamentos, a prática de uma boa gestão de estoque hospitalar é extremamente importante e necessária para a área da saúde, e por esse motivo deve ser realizado com o máximo de qualidade e competência possível.

 

Essa gestão abrange diversas atividades de planejamento, organização, controle de fluxo de materiais, entre outros. Além disso, é possível que as empresas consigam reduzir custos e perdas, pois contam com uma precificação mais apropriada, contribuindo para o aumento da lucratividade.

 

A importância de ter um bom controle de estoque

 

Para um hospital exercer sua função com eximio, é totalmente necessário que todas as etapas de seu funcionamento sejam feitas de maneira competente e organizada. Além disso, é essencial que haja um controle de estoque hospitalar com excelência, pois terá uma grande importância no papel operacional e financeiro.

 

Controlar a gestão e registro de cada equipamento e produto, saber como e onde todos os insumos são armazenados, são processos extremamente importantes para o funcionamento de um estoque hospitalar organizado, o que traz diversos benefícios tanto para o hospital, quanto para os pacientes que o utilizam.

 

Como garantir uma boa gestão de estoque hospitalar

Como já sabemos, é totalmente necessário que haja um bom controle de estoque hospitalar para que não haja desperdícios e problemas futuros, e também, para que os equipamentos e medicamentos sejam administrados de maneira correta.

 

Deve-se aplicar as boas práticas para que essa gestão se faça da maneira mais eficiente possível, mas você sabe como fazê-lo da forma correta e sem erros? Trouxemos algumas dicas de como garantir uma boa gestão de estoque hospitalar, confira.

 

  1. Validades dos medicamentos e demais produtos

Os medicamentos são produtos que realizam diversas funções dentro do organismo, seja para prevenir, diagnosticar, curar doenças ou aliviar os sintomas existentes, além disso, a má utilização desses medicamentos podem levar a consequências fatais. Por esse motivo, é essencial que sejam administrados da maneira correta, de forma que não percam sua eficácia.

 

Uma dica a ser seguida é sempre priorizar o uso de produtos e medicamentos cujo a data de expiração esteja mais próxima, assim evitando prejuízos financeiros e malefícios para a saúde de pacientes que são usuários de tal medicamento.

 

Com isso, é totalmente necessário que os lotes e datas de vencimentos sejam controlados, para que não haja a perda de produtos e, consequentemente, não haja prejuízos tanto financeiros, quanto para a saúde do paciente que irá utilizá-lo.

  1. Controle de equipamentos de segurança na saúde

Garantir que os produtos e equipamentos médicos estejam à disposição é totalmente necessário, a falta desses itens é um erro extremamente grave na área da saúde, onde a saúde de um paciente pode estar em risco com tal situação.

 

Para que isso seja garantido, é necessário ter um controle de estoque hospitalar eficiente, assim evita que erros e falhas surjam ao longo do tempo. Uma ótima dica para essa gestão, é sempre deixar o ambiente de estoque organizado, assim facilita na hora de procurá-los.

 

 

3. Controle da entrada e saída de produtos

O controle da entrada e saída de produtos, medicamentos e equipamentos médicos é um fator bastante importante para uma boa realização da gestão de estoque hospitalar.  Tudo precisa ser devidamente registrado e contabilizado, assim é possível um melhor controle na entrada e saída desses produtos.

 

Com esse controle de estoque hospitalar, é possível que haja redução dos custos, assim evitando erros ou prejuízos futuramente. Além disso, é uma ótima ajuda na economia de tempo, ajudando também a gestão do hospital com um funcionamento de forma correta e eficaz.

 

Para que esse serviço de controle e saída de produtos e medicamentos seja realizado da maneira correta e com qualidade, é importante haver fornecedores de confiança, assim garantindo que tudo seja conferido de forma eficaz e sem falhas.

 

4. Atente-se aos produtos descartáveis

Como produtos descartáveis não podem ser reutilizados, como luvas e agulhas por exemplo, é necessário que sempre tenha novos itens à disposição no estoque, isso porque há diversos procedimentos na área da saúde que exigem itens que não devem ser usados mais de uma vez.

 

E por isso, é necessário que haja a conferência e controle desses materiais, para que não haja falta em um momento futuro. Sempre garanta que esses materiais serão disponibilizados, pois a falta dos mesmos gerará uma grande consequência para o hospital e pacientes.

5. Realize inventários com frequência

Os inventários são fundamentais para o gerenciamento de uma empresa, ele possibilita que todos os bens de maior importância na empresa sejam identificados, além disso, consegue verificar se há irregularidades e ajudar a efetuar os ajustes contábeis.

 

Realizar inventários periodicamente é extremamente necessário, e além disso, é uma ótima estratégia para identificar as particularidades da gestão de estoque hospitalar, e com isso, analisar o fluxo de entrada e saída de produtos.

 

Uma outra dica é assegurar que profissionais que atuam no setor de estoque tenham competência e organização necessária para exercer tal função, de modo que sempre estejam atualizados, contribuindo para a melhoria do controle de estoque hospitalar.

 

6. Cuide da armazenagem dos produtos 

Um dos passos fundamentais para uma gestão de estoque hospitalar ser feita da maneira correta é garantir a armazenagem certa dos produtos e equipamentos médicos, dessa forma ocorre menos riscos que comprometam a qualidade e segurança dos mesmos. Além disso, é um fator bastante importante e que ajuda na hora de realizar o transporte de produtos hospitalares.

 

Alguns produtos e equipamentos médicos precisam de lugares apropriados para que sejam preservados e tenham sua segurança intacta, por isso o espaço de armazenamentos dos mesmos não pode ser improvisado, o que significa que precisam de um lugar específico para se alojarem. 

 

Uma equipe especialista no transporte de produtos hospitalares

O transporte de produtos hospitalares é também um fator extremamente importante para que a gestão de estoque hospitalar seja executada com sucesso. É  através do transporte que esses produtos e equipamentos médicos chegam ao seu destino, e por isso, deve ser realizado com o máximo de segurança e qualidade possível. 

 

A LOG 10 Express possui veículos totalmente especializados, vistoriados e liberados pela ANVISA para realizar o transporte de qualquer tipo de material, além disso, possuímos carros com isolamento térmico, máquina de refrigeração, monitoramento de temperatura em tempo real e datalogger. Somos referência no transporte de produtos hospitalares e contribuímos para um bom controle de estoque hospitalar. 

 

Estamos totalmente preocupados com a preservação, qualidade e segurança dos itens transportados, e por isso, nossos colaboradores são totalmente treinados para lidar com esses materiais. Na entrega, é feita toda a conferência dos kits de caixas instrumentais e demais equipamentos, juntamente com um funcionário do hospital, assim garantido que tais produtos cheguem em segurança.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação