• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Licença não basta para transporte na área da saúde é preciso aplicar boas práticas

 Você sabia que o transporte de produtos na área da saúde exige autorização de Funcionamento de Empresa concedida pela ANVISA? A logística hospitalar que prestar serviços de deslocamentos de medicamentos com substâncias de controle especial, deve ainda possuir alvará sanitário da COVISA e o CRF (Certificado de Regularidade Técnica). Mas para o transporte na área da saúde, as licenças e certificações não bastam. As boas práticas tornam-se assim indispensáveis e tão importantes quanto as normas de legislação. Para garantir a estabilidade dos medicamentos, segurança e padronização dos processos de entrega de produtos médico hospitalares é necessário ter à mão um Guia de Boas Práticas para nortear cada etapa do transporte na área da saúde:

Entre as instruções que devem estar presentes no Guia de Boas Práticas, destacamos:

 

1️⃣ Instruções claras sobre higienização de veículos e terminais de depósito.

2️⃣ Periodicidade adequada para desratização e dedetização tanto do veículo, quanto da empresa.

3️⃣ Informações sobre processos do macro fluxo de trabalho da empresa.

4️⃣ Definição da área para eventuais emergências no veículo (freezer ou refrigerador).

5️⃣ Rotina de controle de temperatura e Umidade.

6️⃣ Sistema de qualidade com designação de responsabilidades sobre tarefas

7️⃣ Processo de conferência detalhada na retirada e entrega

📖 É preciso ressaltar que a elaboração do Manual de Boas Práticas é um dos documentos exigidos para obtenção de licenças em seus respectivos órgãos reguladores.  O Manual de Boas Práticas deve descrever todos os processos internos da transportadora, seu propósito é  garantir que não existam desvios.

⚠️ Lembre-se ainda que a transportadora de produtos para hospitais e de medicamentos deve contar com um farmacêutico para orientações e treinamentos. A escolha de uma empresa de logística hospitalar pode ser crucial para manter a eficácia de um tratamento ou procedimento médico.  Por isso, busque sempre por empresas certificadas pela ANVISA, e acesse referências de outros clientes que já contrataram o serviço.

Nós da Log10 temos a capacidade de oferecer para a sua empresa um serviço customizado de entrega de medicamentos. Isso significa que teremos muito mais flexibilidade para te atender conforme a sua necessidade.  Faça um orçamento conosco

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação