• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Como implantar um gerenciamento de riscos logísticos no transporte de produtos para saúde

A prática de um gerenciamento de riscos na logística no transporte de medicamentos é de extrema importância, principalmente para a área da saúde, onde todo o cuidado é extremamente necessário para que os equipamentos e produtos cheguem ao destino preservados. Sendo assim, é totalmente necessário que sejam implementadas medidas eficazes para que isso aconteça. 

 

A adoção dessas práticas para a logística de transporte de material hospitalar possui diversos benefícios para as empresas, como: preservação da segurança dos colaboradores, prevenção de prejuízos financeiros, melhoria da imagem da empresa, fortalecimento da tomada de decisões, e além disso, a melhoria da experiência e satisfação do cliente.

 

O que institui o gerenciamento de riscos na área de transporte

 

O gerenciamento de riscos na logística de transporte de material hospitalar, em resumo, é o processo de organizar, planejar e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização. É a adoção de melhores práticas de infraestrutura, onde é possível administrar os possíveis riscos de forma que não afete a organização.

 

Esse tipo de gestão atua, principalmente, administrando toda a movimentação, desde o transporte e distribuição até a armazenagem das cargas, e assim, atua de forma preventiva e corretiva, para que o processo seja efetuado da maneira mais eficaz possível. 

 

Por isso, é totalmente necessário que a empresa transportadora de medicamentos que irá atuar na logística dos equipamentos e produtos médicos tenha uma boa gestão de gerenciamento de riscos, para que toda a segurança do equipamento ou produto seja garantida durante todo o processo. 

 

Como elaborar um gerenciamento de riscos eficiente

 

Como já sabemos, o gerenciamento de riscos na logística do transporte de material hospitalar é uma prática que contém diversos benefícios, se aplicá-lo da forma correta, porém muitas pessoas não sabem como executar esse processo de forma eficiente. 

 

Por isso, trouxemos 6 passos do processo de gerenciamento de riscos na logística de transporte de material hospitalar para serem seguidos e obter um melhor resultado. Confira:

 

  1. Planejamento

 

O primeiro passo para que haja um bom gerenciamento de riscos eficiente é o planejamento, é a decisão de como essa prática será feita, ou seja, é a definição de qual metodologia será utilizada, as ferramentas disponíveis e como esse gerenciamento de riscos será executado.

 

  1. Identificação do risco

 

Identificar os riscos e compreender suas características para uma análise futura é essencial para que o processo funcione. Aqui é onde deve ser pensado quais riscos podem afetar a empresa, e além disso, é fundamental que todos os aspectos que envolvam incerteza sejam avaliados.

 

  1. Análise Qualitativa dos riscos

 

A análise qualitativa no gerenciamento de riscos na logística de transporte de medicamentos é usada para classificar os riscos por meio de termos onde é definido a intensidade das consequências de um determinado risco. 

 

Assim, compreender a importância do risco é extremamente importante, onde deve-se avaliar quais são seus efeitos sobre a empresa, e também classificar quais são os riscos mais prioritários e que merecem maior atenção.

 

  1. Análise Quantitativa dos riscos

 

A análise quantitativa desse processo é usada para investigar o impacto e efeitos de um determinado risco com precisão numérica, ou seja, pode-se utilizar diversas fontes como: registros anteriores, prática e experiência do setor da empresa, publicações pertinentes, experimentos e protótipos, experiência pertinente, entre outros.

 

Além disso, para investigar o impacto e efeitos de um possível risco, é necessário trabalhar  com dados existentes e estimação dos impactos da empresa. A precisão e abrangência desses valores numéricos que serão utilizados é o que define a qualidade da análise. 

 

  1. Planejamentos de respostas

O planejamento de respostas é o processo de desenvolvimento de opções e ações para melhorar a redução de ameaças para os equipamentos ou produtos. Nessa etapa são planejadas as estratégias de respostas para os possíveis riscos e os planos de ações para cada um, onde devem ser estratégias totalmente específicas e legítimas.

 

  1. Monitoramento do risco

Por fim, para uma boa logística de transporte de medicamentos ser efetuado de forma eficiente, é totalmente necessário que haja o acompanhamento e monitoramento no processo de gerenciamento de riscos. Assim, é necessário uma transportadora de medicamentos competente, para que faça tal serviço com o máximo de qualidade.

 

A LOG 10 conta com uma equipe especialista para transportar sua carga com total segurança

 

A LOG 10 Express é a transportadora de medicamentos e equipamentos hospitalares totalmente especializada para fazer o transporte de qualquer tipo de material, seja com ou sem controle de temperatura. 

 

Possuímos licenças junto à ANVISA, nossos veículos são devidamente licenciados para o recebimento e transporte de qualquer material, e além disso, possuímos uma equipe totalmente especializada para realizar o acompanhamento da carga e prestar o melhor atendimento aos nossos clientes. 

A garantia da segurança durante a logística do transporte de material hospitalar é totalmente necessária para que tal serviço seja realizado da forma correta e sem erros, e por isso, possuímos serviços de uma gerenciadora de riscos, que garante a segurança necessária durante todo o processo logístico, através de rastreamento dos veículos via satélite e apólice de seguro com cobertura nacional, RCTR-C, RCF-DC.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação