• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Considerações importantes para o transporte de termolábeis

A falta da ação medicamentosa e o aumento de efeitos colaterais são consequências do armazenamento incorreto bem como do transporte inadequado de remédios.  Sob o risco de causar danos não somente à saúde, mas também ao meio ambiente, é fundamental seguir as recomendações específicas para o transporte e armazenamento de termolábeis.


O que são  termolábeis? 


Os medicamentos termolábeis possuem propriedades físico-químicas e devem ser armazenados  sob condições específicas no que se refere à refrigeração, que deve ser entre 2ºC e 8ºC e jamais devem ser congelados ou aquecidos.

A grande oscilação de temperatura impacta diretamente na eficácia e na composição original do termolábil.

Alguns exemplos de medicamentos termolábeis são os medicamentos biológicos e imunobiológicos, vacinas, além de algumas substâncias injetáveis como a insulina. 

Cuidados para o transporte de medicamentos


Através da  Resolução RDC Nº430/2020, a Anvisa estabelece requisitos de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem e de Boas Práticas de Transporte de Medicamentos, entre eles:

 

  • Estabilização da temperatura durante o transporte ( entre 2ºC e 8ºC);
  • Verificação se a área que receberá a carga a ser transportada está com temperatura controlada;
  •  Treinamentos para  funcionários cujas atribuições possuam impacto no sistema de gestão da qualidade;

 

Um dos grandes desafios do transporte refrigerado de medicamentos, além do monitoramento da temperatura, é garantir os padrões de higiene e sanitização dentro dos veículos, por isso, os órgãos reguladores deste tipo de transporte realizam inspeções com frequência nas empresas certificadas.

Além de veículos adequados, a empresa precisa definir a melhor rota para que os medicamentos cheguem dentro das condições recomendadas pelo fabricante.

A Log10 é uma operadora logística especializada em gestão, armazenagem e transporte de produtos hospitalares. Com autorizações da ANVISA e da COVISA, oferecemos muito mais segurança e agilidade em deslocamentos de produtos para a área da saúde.

Quer saber mais sobre nosso transporte de cargas? Navegue pelo nosso site ou entre em contato conosco.

 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação