• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Logística Reversa de Medicamentos

Em 2020, foi assinado pelo Presidente da República e pelo pelo Ministro do Meio-Ambiente Ricardo Salles o Decreto nº 10.388, que estabeleceu o sistema “Logística Reversa de Medicamentos”. O decreto trata sobre o descarte correto de remédios domiciliares vencidos ou em desuso. A prática protege não só a população, mas também o meio ambiente.

Na logística reversa, os medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso poderão ser gerenciados como resíduos não perigosos. Saiba mais sobre o processo.

Entenda a logística reversa para medicamentos

Na logística reversa para medicamentos, os remédios e suas embalagens terão o fluxo invertido de sua compra. Os consumidores devem realizar o descarte nas farmácias para que seja realizada a transferência para a unidade de tratamento e destinação final ambientalmente adequada.

Os produtos retirados pelas distribuidoras das farmácias serão levados de volta para a indústria, que por sua vez, se encarregará de levá-los até um ponto de destruição em local ambientalmente adequado como incineradores, coprocessadores e/ou lixões de grau 1 homologados pelas entidades ambientais.

Em São Paulo, os medicamentos coletados pelo sistema de logística reversa serão incinerados e as embalagens encaminhadas para a reciclagem.

A previsão é que até 2023 todas as capitais com população superior a 500 mil habitantes estejam cobertas pelo decreto.

O transporte de medicamentos também merece atenção especial, uma vez que a eficácia de um remédio pode ser comprometida sem o devido controle de temperatura, iluminação e umidade. O manuseio e transporte de remédios deve ser realizado por empresas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância.

Com uma frota de mais de 80 veículos e 15 anos de experiência em serviços logísticos, a Log10 está preparada para atender a sua empresa. Além de atuar no transporte de instrumentais cirúrgicos, insumos médicos e termolábeis, a Log10 também está preparada para realizar o deslocamento de medicamentos. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato conosco.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação