• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Quais são os desafios do transporte de instrumentais para cirurgia?

O transporte de dispositivos médicos, principalmente de instrumentais para cirurgia, são por si só um grande desafio para empresas do ramo. Esses itens necessitam de um cuidado maior, principalmente por terem ligação direta com a saúde das pessoas. 

Alguns desafios são claros no dia a dia das transportadoras deste segmento e conhecê-los bem é a melhor maneira de superá-los. Pensando nisso, este artigo mostrará os principais desafios desse tipo de transporte. Confira!

Quais são os instrumentais transportados?

Para começar, é necessário ter em mente quais são os instrumentais transportados para cirurgias. Os equipamentos usados por médicos e assistentes são separados em kits pelas transportadoras e encaminhados de acordo com cada cirurgia.

No caso de uma cirurgia ortopédica, por exemplo, o kit é composto por placas e parafusos de todos os tamanhos, para que o cirurgião escolha o ideal em cada caso. 

Desafios no momento do transporte

O transporte para área médica exige uma série de cuidados, desde autorizações da Anvisa e da vigilância sanitária aos locais onde os instrumentais são guardados. É fundamental que a empresa responsável pelo transporte tenha as licenças necessárias e siga os protocolos de armazenamento. 

Os instrumentais cirúrgicos, devem ser armazenados e transportados em locais com isolamento térmico, refrigeração, monitoramento de temperatura e datalogger. 

Desafios no momento da entrega

A empresa de transporte de medicamentos e instrumentais, deve ter um cuidado especial no momento da entrega. Garantir que o material correto seja entregue para cada cliente é imprescindível para a logística hospitalar de instrumentais.

Por essa razão, é fundamental que a transportadora faça uso de programas de controle de entrega. Desta maneira, é possível saber quais os materiais disponíveis em estoque e qual o destino de cada um deles.

Os desafios da logística reversa

Posteriormente a realização da cirurgia, os produtos dos kits que não foram utilizados devem ser retirados e encaminhados para os locais indicados. Nesse momento, é fundamental que a transportadora de instrumentais hospitalares faça a higienização adequada dos dispositivos hospitalares, além de realizar todos os procedimentos de transporte com os cuidados necessários. 

Como a Log10 lida com os desafios do transporte de instrumentais para cirurgia?

Com mais de 10 anos de experiência, a Log10 é uma transportadora de dispositivos médicos que garante qualidade e segurança no serviço prestado. Isso porque, entende a necessidade de estar em dia com as autorizações necessárias, de cuidar minuciosamente do armazenamento e transporte de cada item, e claro, oferece treinamentos para que sua equipe esteja preparada para todos os desafios que possam surgir.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação