• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Saiba quais são as exigências legais no transporte de equipamentos médicos.

Por se tratar da saúde de outras pessoas, é extremamente importante que o transporte e armazenamento de equipamentos médicos sejam realizados com o máximo de segurança possível, e além disso, que a conservação desses produtos seja feita de forma extremamente competente.

E assim, o transporte é um dos grandes desafios do segmento médico, principalmente para fabricantes e distribuidores desses produtos para a saúde e correlatos. A falta de um trabalho eficiente no transporte desses materiais, acarretam em desvio de qualidade desses equipamentos. 

Por isso, no blog de hoje, trouxemos alguns cuidados necessários para que o transporte desses equipamentos seja o mais eficiente possível. Confira:

Entenda quais são as regras e classificações no transporte de equipamentos médicos pela Anvisa

Como já sabemos, o transporte de produtos médicos é extremamente sensível e deve  seguir uma série de normas, dentre elas:

  • Licenças Sanitárias, Autorizações de Funcionamento (Sanitárias, Conselho e Legal);  Sistema de Gestão da Qualidade; 
  • Certificações ISO (Ex: ISO 13485) 
  • Certificado de “Boas Práticas de Transporte”;  
  • Armazenamento com controle de temperatura e/ou umidade, monitorada e controlada.
  •  Requisitos de Clientes e Especificações de Produto;

 

Cuidados no armazenamento de equipamentos médicos.

O armazenamento de equipamentos médicos exige todo o cuidado necessário e atenção especial. Os itens que estão relacionados à saúde contém regras rígidas, seja para o manuseio, acondicionamento ou transporte, isso porque qualquer erro pode comprometer a carga.

 

Separamos algumas dicas de boas práticas no armazenamento desses equipamentos que devem ser cumpridas para que não haja prejuízo. Confira a seguir: 

 

  1. 1. Armazenar os equipamentos de acordo com a legislação

Tanto para a armazenagem, quanto para o transporte de equipamentos médicos, é extremamente importante que todos os cuidados necessários sejam seguidos para preservar a qualidade desses equipamentos. 

 

E para isso, é essencial que esses materiais estejam em local climatizado e que sejam identificados conforme seus parâmetros, como fragilidade, oxidação, intoxicação, volatilização, etc.

 

  1. Seguir as especificidades dos fabricantes

Para que não haja comprometimento na armazenagem e transporte de equipamentos médicos, outro fator importante é que as recomendações do fabricante com os cuidados próprios de cada item sejam seguidas. Geralmente, são encontrados na embalagem do produto.

 

  1. Cuidados redobrados com higiene e limpeza

O manuseio e armazenagem incorreta de itens médicos podem acarretar uma série de problemas, seja para a empresa ou para o paciente que irá utilizar deste item. 

O manuseio desses produtos hospitalares requer condições e atenção redobrada, na questão de higiene, limpeza e assepsia. Essa deve ser uma preocupação prioritária em relação aos outros itens.

 

  1. Manuseio dos equipamentos

Os equipamentos médicos exigem total capacitação para que seu manuseio ocorra da maneira correta e, assim, não haja complicações no futuro e nenhum tipo de dano para os materiais. É essencial que a empresa tenha funcionários capazes de compreender a complexidade dos equipamentos médicos ou oferecer treinamento para a capacitação dos mesmos.

 

Quais critérios avaliar na hora de escolher uma transportadora de equipamentos médicos.

 

Agora que já sabemos que o transporte de equipamentos médicos e hospitalares precisam de uma logística de transporte extremamente competente, você sabe o que se deve avaliar na hora de escolher uma transportadora eficiente? Separamos algumas dicas para você não errar na escolha.

 

  1. Busque referências

Descubra quais são as transportadoras disponíveis no mercado e busque referências dela, informações como: reputação da marca, se ela cumpre os prazos de entrega e quais são os trajetos que percorre. Junte o máximo de informação e comece a fazer uma análise mais detalhada.

 

  1. Analise a frota

A frota é a encarregada de realizar todo o transporte das mercadorias. Ao pesquisar sua transportadora, analise como estão as condições reais de cada caminhão, além disso, verifique também se a empresa se preocupa em manter a conservação de todos os veículos em dia, pois assim, sempre irão estar preparados para atender o cliente e o mercado com o máximo de qualidade possível.

 

  1. Saiba como funcionam os processos de logística da transportadora

Outro ponto importante na hora da escolha de uma transportadora é verificar a forma em que os processos de logística são realizados. Verifique se possui controle sobre os produtos e pedidos, e também, se as operações internas são otimizadas e controladas. 

 

  1. Verifique se a empresa possui as certificações para realizar o transporte

As certificações, principalmente feitas pela ANVISA, são registros indispensáveis para qualquer transportadora. Possuindo-as, mostra que a empresa está qualificada para realizar o transporte de equipamentos médicos e desempenhar as suas atividades com qualidade.

 

  1. Analise a qualidade do atendimento 

Por fim, analisar a qualidade do atendimento prestado é essencial, pois trabalhar com uma transportadora que oferece todo o suporte necessário desde o início é fundamental. Na escolha da transportadora, é ideal que seja priorizada aquela empresa que sempre está se esforçando ao máximo para oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação