• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Transporte de alimentos nos centros urbanos

O transporte de alimentos, principalmente quando realizado em centros urbanos, necessita de cuidados especiais, para que o produto chegue com a qualidade necessária aos consumidores finais. 

A Log10 Transportes separou alguns cuidados primordiais para esse tipo de transporte. Confira a seguir!

Fique atento às legislações

O primeiro cuidado é se atentar às legislações. O transporte de alimentos perecíveis ou não perecíveis, possuem algumas normas da Vigilância Sanitária para ser realizado de forma adequada.   

No âmbito federal, por exemplo, é necessário que a empresa cumpra com os seguintes decretos:

  • Portaria nº 326/1997 do Serviço de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS) responsável pelo regulamento técnico das condições higiênicos-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para estabelecimentos produtores / industrializadores de alimentos.
  • Portaria nº 1.428/1993 do SVS/MS responsável pelo regulamento técnico para inspeção sanitária de alimentos, as diretrizes para o estabelecimento de Boas Práticas de Produção (BPP) e de prestação de serviços na área de alimentos e o regulamento técnico para o estabelecimento de padrão de identidade e qualidade (PIQ) para serviços e produtos na área de alimentos.
  • RDC nº 275/2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) responsável pelo regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das BPF em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.

Realize o transporte de alimentos na temperatura adequada

Os alimentos entram na categoria de transporte de cargas refrigeradas ou congeladas, então é primordial que a temperatura da caldeira fria durante o transporte e o armazenamento, estejam em temperaturas ideais para a conservação dos produtos.

Para isso, é necessário o controle dessa temperatura constantemente e a tecnologia pode ajudar. Com um aparelho que indique a temperatura e permite regular a mesma automaticamente, não terá grandes problemas.

Garanta o bom estado dos veículos, paletes e espaços para armazenamento

É necessário que os veículos que irão realizar o transporte de alimentos estejam em bom estado de preservação e higienização, para que não haja o contaminante dos produtos.  

Assim como os paletes, onde esses alimentos serão apoiados durante o deslocamento e o local de armazenamento, que será onde eles ficarão antes de serem transportados.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação