• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Boas práticas no transporte de material biológico

Os materiais biológicos são tecidos ou fluidos do corpo humano, como por exemplo, células, órgãos, sangue, entre outros. Em etapas como diagnósticos, ensino e  pesquisas científicas, o transporte desses materiais biológicos pode ser necessário. No entanto, quando este procedimento for indispensável, é preciso evitar que variáveis como o armazenamento e o próprio transporte interfiram na qualidade da amostra obtida, afinal, a falta de controle de temperatura e o tempo prolongado entre a coleta e o processamento da amostra podem não somente ocasionar o comprometimento do material, mas também acarretar erros nas análises e diagnósticos.
 
Caso exista a presença de substâncias infecciosas, que possam disseminar doenças ou incapacidade permanente perante a exposição, os materiais biológicos são considerados materiais perigosos (Categoria A), portanto, requerem ainda mais cuidados de manejo e transporte hospitalar

Para evitar danos ao meio ambiente e à população, em geral, a ONU desenvolveu não só um sistema de classificação de perigo, mas também práticas para a redução de riscos e para a promoção dos conhecimentos sobre os regulamentos de transporte das mercadorias perigosas, dentre os quais alguns materiais biológicos fazem parte. Separamos algumas dessas boas práticas:

Dicas de Transportes de Material Biológico 


👉 Pessoas envolvidas na embalagem, transporte e na remessa devem ter treinamento para montagem da embalagem, rotulagem e preenchimento de documentações de carga.

👉 O remetente também precisa utilizar o Sistema de tripla embalagem, padronizado pela International Air Transport Association (IATA) e pela ONU.

👉 As amostras infecciosas, por sua vez, devem ser mantidas isoladas de produtos de consumo humano ou animal

👉 Durante o transporte terrestre, o transportador deve ter à disposição um kit de emergência com Equipamento de proteção individual básico

👉 Considere o tempo de deslocamento e sua interferência ou não na qualidade da amostra.

👉 Certifique-se que todas as amostras estejam devidamente identificadas e que constam no banco de dados do hospital ou laboratório.

👉 Para o transporte de amostras infecciosas elas devem ser mantidas longe de produtos de consumo humano e animal

👉 Materiais biológicos isentos (sem risco de infecção) também precisam de sistema de embalagem tripla.

👉Busque especialização e constante atualização de boas práticas e normas.

👉Não vale improviso, use embalagens, recipientes e instrumentos adequados conforme as especificidades de cada material biológico

 

A Log10 Transportes é especializada em logística hospitalar. Além disso, nossos veículos são certificados pela COVISA  e nossos motoristas possuem o curso MOPP para transporte de Biológicos.  Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre entrega de amostras biológicas, de pacientes e embarques de ensaios clínicos. Queremos te ajudar.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação