• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Transportes de medicamentos em centros urbanos

O deslocamento de medicações exige cuidados especiais, afinal, qualquer condição desfavorável durante o armazenamento e transporte pode comprometer a eficácia do remédio, colocando em risco a saúde e bem-estar de pacientes.

É por isso que a ANVISA estabelece uma série de condutas que devem ser adotadas para garantir que todo o processo logístico de medicamentos seja seguro e eficiente. Os procedimentos e métodos adequados estão descritos em um guia de transporte de medicamentos, elaborado pela própria agência. Separamos alguns pontos de atenção para que você conheça.

Pontos de atenção no transporte de medicamentos 

Para estar apto a transportar medicamentos, a logística hospitalar  deve possuir a Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) e a Autorização Especial, caso  os medicamentos transportados contenham substâncias sujeitas a controle especial (medicamentos da portaria 344/98). Ambos documentos são concedidos pela ANVISA.

☑ Além disso, os remédios não podem ser transportados em ambientes úmidos, sem ventilação ou de modo que fiquem vulneráveis a exposição da luz solar.

☑ Os produtos farmacêuticos oncológicos e medicamentos, sujeitos a controle especial, precisam de atenção especial quanto ao transporte. Sendo assim, é imprescindível seguir as orientações descritas pelo fabricante.

☑ As condições gerais e de higiene do veículo também devem ser avaliadas. 

☑ Durante o processo de carga e descarga dos medicamentos é preciso verificar as regras de empilhamento máximo, conforme orientação do fabricante.

☑ Em hipótese alguma as embalagens devem estar danificadas

☑ É preciso existir rastreabilidade ao medicamento com número de lote, data e horário de início e término do monitoramento.

☑ A logística hospitalar deve dispor de sistema de gestão da qualidade capaz de documentar, verificar e assegurar o cumprimento dos requisitos específicos de transporte.

O controle rígido durante o transporte de medicamentos nos centros urbanos é indispensável, principalmente em decorrência dos engarrafamentos e da diversidade de temperatura e clima do Brasil. Mas nós da  Log10 temos flexibilidade para te atender e possuímos frota diversificada para suprir a sua necessidade na medida certa. 

Nossos veículos são certificados pela COVISA e possuem revestimento e isolamento térmico e refrigeração. Estamos à disposição para te aconselhar sobre o uso de embalagens adequadas para o controle de temperatura na armazenagem e transporte. Converse com a gente.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação