• (11) 3083-1031
  • atendimento@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (11) 3083-1031
  • atendimento@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Tudo que você precisa saber sobre cuidados no transporte de itens farmacêuticos

A extensão geográfica do Brasil representa um grande desafio para a logística farmacêutica. Nesse sentido, o profissional farmacêutico, que deve estar inserido dentro dos processos de manuseio, distribuição e transporte, precisa aplicar seus conhecimentos técnicos para garantir a estabilidade dos itens a serem deslocados.

O farmacêutico deve se atentar ao tempo de trajeto do transporte e ao modelo de qualificação técnica de cada embalagem de medicamentos.  Apesar de alguns equipamentos favorecerem a armazenagem e o transporte dos produtos farmacêuticos, seja por meio do monitoramento do trajeto ou pela estabilidade de temperatura, é imprescindível que todos  os profissionais envolvidos nas etapas do deslocamento também recebam treinamentos referentes às boas práticas de distribuição.  


Princípios básicos do transporte de itens farmacêuticos

  • Possuir procedimentos definidos com manuais de operação
  • Área de armazenagem adequada
  • Programa de treinamento para colaboradores
  • Programa de sanitização de veículos
  • Programa de dedetização de armazém



A Certificação de Boas Práticas está acima dos requisitos regulatórios. No entanto, este documento é a marca de empresas que atendem além dos requisitos básicos e buscam oferecer o que há de melhor no mercado atuante.

Os prestadores de serviços logísticos precisam estar qualificados para realizar o transporte de itens farmacêuticos. Atualmente, a habilitação para atuar no segmento não se restringe apenas na obtenção de licenças sanitárias e autorizações, é preciso submeter-se à auditorias in loco e outras qualificações.


Segurança no transporte de cargas farmacêuticas



Os medicamentos são cargas visadas para roubo em todo território brasileiro. Dessa forma, a empresa transportadora precisa ter um plano de gerenciamento de risco, com seguro de carga. A Lei de Rastreabilidade coibe os desvios e os roubos de cargas por meio do código único do medicamento.  Certifique-se de fazer negócio com profissionais que possam te oferecer essa segurança.


A Log10 possui 15 anos de expertise no transporte rodoviário de cargas. Especialistas em transporte de instrumentais cirúrgicos, também oferecemos soluções para transporte de medicamentos controlados, equipamentos médicos, entre outros. Se você quer saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato conosco. 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação

















    (11) 3083-1031 Chat WhatsApp