• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Você sabe o que é CIOT – Código de Identificação da Operação de Transporte?

O CIOT é a sigla para Código de Identificação de Operação de Transporte. Essa codificação é obtida a partir de uma comunicação direta com a ANTT para identificar  operações de transporte.
 
A sequência de números é obtida toda vez que sua empresa faz a contratação de uma empresa de transporte ou de um transportador autônomo. A partir  do CIOT que a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, entende e fiscaliza  os processos de transporte de carga. É possível saber quem contratou, o endereço de entrega da carga, entre outros itens etc.
 
O CIOT foi instituído em 2011 para substituir a informalidade da carta-frete. Mas também tem como objetivo combater as injustas formas de pagamentos à categoria.
   
Anteriormente, a transportadora só necessitava realizar a emissão do CIOT quando  fosse contratar autônomos, cooperativas de transporte e quem tivesse até 3 placas cadastradas na ANTT.  No entanto, desde 2019 a Resolução nº 5862 da ANTT   passou a estipular o CIOT Para Todos.    

Isso quer dizer que toda e qualquer contratação de operação de transporte rodoviário de carga deve conter o CIOT. É importante saber que este código só pode ser obtido através da validação da operação, por meio das Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs) no portal da ANTT. O responsável por sua emissão é o contratante do serviço de transporte,  porém, ele pode deixar o próprio transportador responsável por essa atividade. 

Após a greve dos Caminhoneiros e a implementação da tabela de frete mínimo, a fiscalização sobre os contratos de frete aumentou. A partir da numeração do CIOT, é possível verificar se o valor do frete está de acordo com o mínimo estabelecido.   
Trabalhar com transporte exige atenção às leis e apesar de ser exigência desde 2011,  o CIOT ainda gera algumas dúvidas. A consequência é que muitas empresas estão propensas a receberem multas pesadas que podem chegar a  R$ 10 mil.
 
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente. A Log10 está à disposição para te ajudar com transportes especializados. Conheças nossa atuação em transporte de cargas fracionadas e logística hospitalar especializada. 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação