IR
acima
Transporte de Alimentos
Transporte para Área Médica
Serviços de Motoboy
Transporte Aéreo de Cargas
Logística Promocional
Logistica Hospitalar de Instrumentais
Transporte Rodoviário de Carga
Transporte Aduaneiro
abaixo

Busque aqui

Área do Cliente

TESTE

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
19/10/2021

Logística Reversa de Medicamentos

Em 2020, foi assinado pelo Presidente da República e pelo pelo Ministro do Meio-Ambiente Ricardo Salles o Decreto nº 10.388, que estabeleceu o sistema “Logística Reversa de Medicamentos”. O decreto trata sobre o descarte correto de remédios domiciliares vencidos ou em desuso. A prática protege não só a população, mas também o meio ambiente. Na […]

Em 2020, foi assinado pelo Presidente da República e pelo pelo Ministro do Meio-Ambiente Ricardo Salles o Decreto nº 10.388, que estabeleceu o sistema “Logística Reversa de Medicamentos”. O decreto trata sobre o descarte correto de remédios domiciliares vencidos ou em desuso. A prática protege não só a população, mas também o meio ambiente.

Na logística reversa, os medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso poderão ser gerenciados como resíduos não perigosos. Saiba mais sobre o processo.

Entenda a logística reversa para medicamentos

Na logística reversa para medicamentos, os remédios e suas embalagens terão o fluxo invertido de sua compra. Os consumidores devem realizar o descarte nas farmácias para que seja realizada a transferência para a unidade de tratamento e destinação final ambientalmente adequada.

Os produtos retirados pelas distribuidoras das farmácias serão levados de volta para a indústria, que por sua vez, se encarregará de levá-los até um ponto de destruição em local ambientalmente adequado como incineradores, coprocessadores e/ou lixões de grau 1 homologados pelas entidades ambientais.

Em São Paulo, os medicamentos coletados pelo sistema de logística reversa serão incinerados e as embalagens encaminhadas para a reciclagem.

A previsão é que até 2023 todas as capitais com população superior a 500 mil habitantes estejam cobertas pelo decreto.

O transporte de medicamentos também merece atenção especial, uma vez que a eficácia de um remédio pode ser comprometida sem o devido controle de temperatura, iluminação e umidade. O manuseio e transporte de remédios deve ser realizado por empresas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância.

Com uma frota de mais de 80 veículos e 15 anos de experiência em serviços logísticos, a Log10 está preparada para atender a sua empresa. Além de atuar no transporte de instrumentais cirúrgicos, insumos médicos e termolábeis, a Log10 também está preparada para realizar o deslocamento de medicamentos. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato conosco.