Os materiais biológicos são tecidos ou fluidos do corpo humano, como por exemplo, células, órgãos, sangue, entre outros. Em etapas como diagnósticos, ensino e pesquisas científicas, o transporte desses materiais biológicos pode ser necessário. No entanto, quando este procedimento for indispensável, é preciso evitar que variáveis como o armazenamento e o próprio transporte interfiram na qualidade da amostra obtida, afinal, a falta de controle de temperatura e o tempo prolongado entre a coleta e o processamento da amostra podem não somente ocasionar o comprometimento do material, mas também acarretar erros nas análises e diagnósticos.
Caso exista a presença de substâncias infecciosas, que possam disseminar doenças ou incapacidade permanente perante a exposição, os materiais biológicos são considerados materiais perigosos (Categoria A), portanto, requerem ainda mais cuidados de manejo e transporte hospitalar.
Para evitar danos ao meio ambiente e à população, em geral, a ONU desenvolveu não só um sistema de classificação de perigo, mas também práticas para a redução de riscos e para a promoção dos conhecimentos sobre os regulamentos de transporte das mercadorias perigosas, dentre os quais alguns materiais biológicos fazem parte. Separamos algumas dessas boas práticas:
Dicas de Transportes de Material Biológico
👉 Pessoas envolvidas na embalagem, transporte e na remessa devem ter treinamento para montagem da embalagem, rotulagem e preenchimento de documentações de carga.
👉 O remetente também precisa utilizar o Sistema de tripla embalagem, padronizado pela International Air Transport Association (IATA) e pela ONU.
👉 As amostras infecciosas, por sua vez, devem ser mantidas isoladas de produtos de consumo humano ou animal
👉 Durante o transporte terrestre, o transportador deve ter à disposição um kit de emergência com Equipamento de proteção individual básico
👉 Considere o tempo de deslocamento e sua interferência ou não na qualidade da amostra.
👉 Certifique-se que todas as amostras estejam devidamente identificadas e que constam no banco de dados do hospital ou laboratório.
👉 Para o transporte de amostras infecciosas elas devem ser mantidas longe de produtos de consumo humano e animal
👉 Materiais biológicos isentos (sem risco de infecção) também precisam de sistema de embalagem tripla.
👉Busque especialização e constante atualização de boas práticas e normas.
👉Não vale improviso, use embalagens, recipientes e instrumentos adequados conforme as especificidades de cada material biológico
A Log10 Transportes é especializada em logística hospitalar. Além disso, nossos veículos são certificados pela COVISA e nossos motoristas possuem o curso MOPP para transporte de Biológicos. Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre entrega de amostras biológicas, de pacientes e embarques de ensaios clínicos. Queremos te ajudar.