IR
acima
Transporte de Alimentos
Transporte para Área Médica
Serviços de Motoboy
Transporte Aéreo de Cargas
Logística Promocional
Logistica Hospitalar de Instrumentais
Transporte Rodoviário de Carga
Transporte Aduaneiro
abaixo

Busque aqui

Área do Cliente

TESTE

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
10/09/2021

Transporte de Medicamentos: Produtos especiais requerem cuidados especiais

Produtos especiais requerem cuidados especiais, e esse é o caso dos medicamentos que precisam ser transportados por empresas que sejam certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Para preservar a qualidade, eficácia e segurança do uso do medicamento, é fundamental adotar medidas para o seu manuseio, distribuição e armazenagem. No que se refere […]

Produtos especiais requerem cuidados especiais, e esse é o caso dos medicamentos que precisam ser transportados por empresas que sejam certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Para preservar a qualidade, eficácia e segurança do uso do medicamento, é fundamental adotar medidas para o seu manuseio, distribuição e armazenagem.

No que se refere ao armazenamento desses produtos, as boas práticas devem ser adotadas  nas atividades técnicas e administrativas que envolvem o recebimento, estocagem, guarda e conservação do estoque de medicamentos.

Já na estocagem e guarda, é necessário que exista a ordenação adequada de cada produto conforme suas características.

Engana-se quem pensa que apenas a refrigeração merece atenção nos serviços logísticos para medicamentos. O controle da iluminação e da umidade também precisam estar de acordo com as indicações dos fabricantes.

As empresas que realizam o transporte de medicamentos devem solicitar a Autorização de Funcionamento concedida pela Anvisa. Já para o transporte de substâncias controladas, é necessária ainda a Autorização Especial.

As empresas de transportes de medicamentos passam por inspeções de rotina com o propósito de garantir o cumprimento de todos os protocolos exigidos.


Logística de medicamentos requer farmacêutico


Outro cuidado importante a ser observado na contratação deste tipo de deslocamento, é a presença de um farmacêutico no local, conforme indica a resolução 433/2005 do Conselho Federal de Farmácia. Este profissional deve estar inscrito no Conselho Regional de Farmácia e garantir que os medicamentos sejam registrados. Além disso, o farmacêutico precisa vistoriar a  limpeza do veículo e do ambiente.


Os colaboradores envolvidos nos processos de manuseio, armazenamento e transporte de medicamentos, por sua vez, devem participar de treinamentos de boas práticas.

Caso o operador logístico também seja responsável pelo armazenamento dos medicamentos, todas as entradas e saídas precisam ser registradas e o ambiente deve possuir câmaras frias para a estocagem de vacinas, insulinas e quimioterápicos.

A Log10 é especializada em transporte de instrumental cirúrgico,medicamentos e itens para a área médica. Conte com a expertise de uma empresa que está há 15 anos no mercado para que sua carga chegue com segurança e na hora certa.  Contate-nos e saiba mais.