• (11) 3083-1031
  • atendimento@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (11) 3083-1031
  • atendimento@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Transporte de Medicamentos: Produtos especiais requerem cuidados especiais

Produtos especiais requerem cuidados especiais, e esse é o caso dos medicamentos que precisam ser transportados por empresas que sejam certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Para preservar a qualidade, eficácia e segurança do uso do medicamento, é fundamental adotar medidas para o seu manuseio, distribuição e armazenagem.

No que se refere ao armazenamento desses produtos, as boas práticas devem ser adotadas  nas atividades técnicas e administrativas que envolvem o recebimento, estocagem, guarda e conservação do estoque de medicamentos.

Já na estocagem e guarda, é necessário que exista a ordenação adequada de cada produto conforme suas características.

Engana-se quem pensa que apenas a refrigeração merece atenção nos serviços logísticos para medicamentos. O controle da iluminação e da umidade também precisam estar de acordo com as indicações dos fabricantes.

As empresas que realizam o transporte de medicamentos devem solicitar a Autorização de Funcionamento concedida pela Anvisa. Já para o transporte de substâncias controladas, é necessária ainda a Autorização Especial.

As empresas de transportes de medicamentos passam por inspeções de rotina com o propósito de garantir o cumprimento de todos os protocolos exigidos.


Logística de medicamentos requer farmacêutico


Outro cuidado importante a ser observado na contratação deste tipo de deslocamento, é a presença de um farmacêutico no local, conforme indica a resolução 433/2005 do Conselho Federal de Farmácia. Este profissional deve estar inscrito no Conselho Regional de Farmácia e garantir que os medicamentos sejam registrados. Além disso, o farmacêutico precisa vistoriar a  limpeza do veículo e do ambiente.


Os colaboradores envolvidos nos processos de manuseio, armazenamento e transporte de medicamentos, por sua vez, devem participar de treinamentos de boas práticas.

Caso o operador logístico também seja responsável pelo armazenamento dos medicamentos, todas as entradas e saídas precisam ser registradas e o ambiente deve possuir câmaras frias para a estocagem de vacinas, insulinas e quimioterápicos.

A Log10 é especializada em transporte de instrumental cirúrgico,medicamentos e itens para a área médica. Conte com a expertise de uma empresa que está há 15 anos no mercado para que sua carga chegue com segurança e na hora certa.  Contate-nos e saiba mais.

 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação

















    (11) 3083-1031 Chat WhatsApp