• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

O transporte de equipamentos sensíveis na área médica e a importância de contar com uma empresa especialista

Quando falamos em transporte de equipamentos sensíveis na área médica, falamos também na segurança dos pacientes que usaram esses itens. No transporte de cargas sensíveis, o mínimo erro pode afetar o funcionamento desses aparelhos ou até mesmo invalidar o seu uso por completo.

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável por autorizar e apontar quais as empresas transportadoras são aptas para este tipo de trabalho. Ou seja, apenas empresas com o selo VISA, podem ser responsáveis pelo transporte de cargas frágeis da área médica.

 

Por tudo isso, transportar cargas frágeis é um serviço de altíssimo grau de responsabilidade, e que só pode ser feito por empresas realmente experientes no assunto. Apenas um bom operador logístico será capaz de garantir estrutura, conhecimento técnico, segurança e eficiência no transporte.

Transporte de equipamentos sensíveis: quais são os tipos de equipamentos considerados de alta sensibilidade

 

Os equipamentos considerados de alta sensibilidade são divididos em 4 níveis pela Anvisa. O órgão dispõe de 18 regras que se dividem entre as classificações e podem ser encontrados no RDC n° 185/01.

 

Assim, entende-se a sensibilidade dos equipamentos médicos da seguinte forma:

Classe I: equipamentos de baixo risco;

Classe II: equipamentos de médio risco;

Classe III: equipamentos de alto risco;

Classe IV: equipamentos de máximo risco.

 

Dentro destas classificações, alguns dos equipamentos considerados de alta sensibilidade, são:

Arco Cirúrgico

Este equipamento possibilita a radiografia estática, sendo normalmente utilizado para imagens fluoroscópicas intraoperatórias dinâmicas. Através de monitores de vídeo, o arco cirúrgico permite que os médicos realizem movimentos precisos, monitorando com segurança o progresso das cirurgias.

 

Este é utilizado em diversas áreas, como cardiologia, neurologia, traumatologia, ortopedia e vascular.

Raio-X

Popularmente usados para os mais diversos diagnósticos, o raio-x garante imagens precisas de diversas partes do corpo, como tórax, abdômen, coluna, ossos e crânio. O mesmo usa radiação ionizante para a obtenção das imagens e tem como característica principal a rapidez e precisão na obtenção dos resultados.

Mamógrafo

O aparelho, fundamental para o diagnóstico do câncer de mama, oferece imagens e resultados de alta qualidade através do raio-x. Altamente eficiente, o mamógrafo também usa radiação ionizante.

Aparelho de ultrassonografia

Versátil e nada invasivo, o aparelho de ultrassom não oferece risco ao corpo, funcionando a partir da emissão de ondas sonoras de alta frequência, que geram imagens usadas para visualizar as partes internas dos órgãos, como bexiga, estômago e útero.

Aparelho de tomografia

Este aparelho utiliza radiação ionizante para realizar exames modernos e de diversos ângulos. O mesmo gera imagens de alta resolução que são utilizadas no diagnóstico de diversas doenças, como pulmonares, no tórax, doenças renais, abdominais, pélvicas e outras.

Aparelho de hemodiálise

O aparelho para hemodiálise tem a capacidade de filtrar artificialmente o sangue, simulando a função de um rim. Os tubos contêm uma solução que apresenta as mesmas substâncias que se encontram no sangue, como a glicose, sais e outros.

CR — Radiologia computadorizada

O aparelho utiliza chassis com placas de fósforo que são expostas à radiação e digitalizadas em aparelhos de scanner. As imagens fornecidas podem ser armazenadas, visualizadas e editadas para aumentar contraste, brilho ou nitidez. 

 

O equipamento pode ser utilizado tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento de determinadas doenças.

DR — Radiologia digital

A diferença deste aparelho para o anterior, é que o mesmo permite que a imagem seja transferida diretamente do equipamento onde o exame é realizado, para o computador. É uma ferramenta mais moderna e que mostra total eficiência.

Aparelho de hemodinâmica

Este une a alta resolução de imagens a softwares de reconstrução tridimensional, que permitem uma visualização perfeita e em tempo real de estruturas anatômicas. Através do mesmo, é possível verificar, por onde estão passando os fios-guia, cateteres de ablação e outros.

Os principais cuidados no transporte de cargas sensíveis na área da saúde

 

Como se pode ver, o transporte de cargas frágeis necessita de toda a atenção, afinal, cada um desses equipamentos tem especificidades únicas. Por isso, alguns dos principais cuidados no transporte de equipamentos sensíveis, são:

A escolha do trajeto

Analisar quais serão os equipamentos transportados é algo essenciais para garantir que a melhor rota e tempo de viagem serão garantidos. Além disso, para que a integridade do aparelho seja mantida é essencial que se avalie todos os trechos antes, evitando caminhos precários.

Embalagem adequada

A escolha da embalagem é um quesito essencial para garantir que o equipamento chegará em perfeito estado ao seu destino. Por isso, faz toda a diferença atentar-se ao tamanho ideal das caixas, bem como buscar por plástico-bolha, isopor e outros materiais capazes de proteger o instrumento.

Veículos adequados

Não se pode transportar cargas frágeis em veículos sem a estrutura correta. Por isso, é importante garantir a forma de locomoção ideal para cada tipo de equipamento. 

 

Em alguns casos, por exemplo, um caminhão baú estruturado para este tipo de carga é a melhor escolha, ainda mais em longas distâncias. Em outros, vans e trucks podem ser a melhor opção para o transporte.

Armazenamento

Todo o processo de cuidados com cargas sensíveis se inicia com o armazenamento adequado. Por isso, seguir algumas regras faz toda a diferença, tais como:

  • Verificar as condições do aparelho;
  • Realizar a identificação de cada peça;
  • Guardar o equipamento seguindo as recomendações do fabricante;
  • Informar a localização do item para garantir o controle;
  • Averiguar suas condições periodicamente;
  • Realizar a entrega com qualidade e eficiência.

Conferência dos materiais

A conferência qualitativa e quantitativa do aparelho é uma parte essencial do processo de transporte de equipamentos sensíveis. Com esta conferência, garante-se que o item esteja perfeitamente adequado e dentro das condições exigidas para a sua função, e que os materiais declarados correspondem ao mesmo número de recebidos.

Somos especialistas no transporte de cargas frágeis para hospitais, clínicas e laboratórios em geral

Há 16 anos no mercado, a Log 10 atua fornecendo serviços de transporte de cargas frágeis com agilidade, transparência e qualidade. Somos especialistas no segmento, oferecendo uma série de serviços completos.

 

Contamos com as licenças junto à Anvisa, certificação ISO9001 e veículos licenciados. Ou seja, tudo para atendermos todas aquelas áreas que exigem o máximo de segurança, confiança e qualidade.

 

Conheça mais de perto nosso trabalho acessando nosso site!

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação