• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

O que é DTA em terminais de cargas?

Quando uma carga chega ao Brasil, é necessário que ela seja desembaraçada no momento da entrada, mas com a Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) o cenário muda. 

Para ajudar a entender melhor o que é a DTA, a Log10 transportes, preparou um artigo para sanar todas as suas dúvidas, siga a leitura e entenda melhor sobre o assunto. 

O que é o transporte DTA

A Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) é utilizada para que a carga possa ser desembaraçada em outro terminal alfandegário quando chegar ao país, seja por meio transporte de cargas aéreas ou portuário.  

O transporte DTA precisa ser realizado nas modalidades I e E e é considerado um benefício para o importador ou exportador, já que a mercadoria poderá ser transportada para um recinto alfandegário mais vantajoso, através do transporte de cargas aéreas ou rodoviárias. 

Quais procedimentos necessários para o transporte DTA?

Para realizar esse tipo de transporte de cargas, é necessário a realização dos seguintes procedimentos: 

Procedimentos na unidade de origem

Essas são as transações que ocorrem no Siscomex Trânsito, um sistema da alfândega, que realiza um regime especial de trânsito e o desembaraço na modalidade DTA.  

Procedimentos durante o Trânsito Aduaneiro

Durante o transporte de cargas, pode haver a necessidade de realizar mudanças na modalidade de transporte, manipulação da carga ou interrupção do transporte, é necessário que isso conste na declaração e qualquer situação diferente da que estiver listada, devem ser avisadas imediatamente às autoridades.

Procedimento na unidade de destino

Na unidade de destino é realizado um procedimento para a verificação da integridade do trânsito, armazenamento, conferência  e conclusão do transporte. 

Quais são as vantagens do transporte DTA?

O principal motivo para optar por essa modalidade de transporte é o baixo custo em relação a armazenagem e a burocracia das zonas secundárias. Além disso, esse modelo torna a relação do importador e exportador mais próxima e facilita os trâmites de liberação junto à Receita Federal. 

Porém, é importante lembrar que não é qualquer empresa de transporte aduaneiro que realiza o transporte DTA, então antes de optar por essa solução saiba a procedência da empresa e se ela realmente pode atender suas necessidades. 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação