• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Atendimentos emergenciais: um grande desafio enfrentado na logística hospitalar

A administração de materiais na área da saúde é muito mais delicada se comparada à outros segmentos, isso porque os equipamentos e produtos possuem uma série de normas a serem seguidas para que estejam sempre preservados e seguros. Por esse motivo, é extremamente importante que haja uma boa gestão na logística hospitalar.

 

Em resumo, podemos definir a logística hospitalar como o gerenciamento da movimentação, aquisição, e também o armazenamento de equipamentos e produtos hospitalares. Além disso, ela abrange a administração de todo o processo do hospital, onde o principal objetivo é garantir a segurança dos pacientes e colaboradores.

 

A boa execução dessa gestão resulta em uma série de benefícios, tanto para o hospital, quanto para o paciente que irá utilizá-lo.  Entre elas, é possível melhorar a qualidade da prestação de serviços oferecidos, rastreabilidade, padronização de produtos, redução dos erros de faturamento, entre outros.

 

Os principais desafios enfrentados na logística de suprimentos hospitalares

A área da saúde, por se tratar de uma prestação de serviço de alta complexidade e que precisa ser executada de forma eficiente, exige que haja uma boa execução de logística hospitalar, para que o processo seja feito da maneira correta. Porém, ela enfrenta diversos desafios que precisam ser enfrentados para ser executada da maneira correta e com maior eficácia.

 

Com isso, separamos alguns dos principais desafios enfrentados na logística de suprimentos hospitalares. Confira!

  • Alta exigência

Sendo um dos principais objetivos diminuir o desperdício dentro dos hospitais, a gestão de uma logística hospitalar exige muita competência para ser realizada, isso porque a proposta é sempre reduzir os custos, de forma que haja qualidade e eficiência na gestão de estoque. 

 

Além disso, é totalmente necessário que o hospital siga as boas práticas na logística de medicamentos, produtos e equipamentos médicos, de forma que haja diminuição no desperdícios dentro do hospital.

  • Controle do estoque

As peculiaridades que envolvem o sistema de logística hospitalar são a grande quantidade de itens a serem controlados dentro do estoque, e além disso, possuem um cadastro de produtos muito extenso e uma seleção enorme de fornecedores. 

 

Fora isso, há um fator bastante complexo: geralmente os hospitais compram os produtos e medicamentos em grandes lotes, e assim, precisam fazer a unitarização dos medicamentos, ou seja, preparar os medicamentos na forma pronta para serem administrados ao paciente.

 

  • Armazenamento ideal

Alguns medicamentos e produtos médicos necessitam de locais específicos para serem armazenados, como uma determinada faixa de temperatura por exemplo, isso para que a preservação e qualidade dos mesmos fiquem intactos e sem danos para o hospital e clientes futuramente. 

 

Sendo assim, é extremamente necessário que os hospitais possuam uma estrutura totalmente adequada para a armazenagem desses produtos, além de sistemas e uma equipe extremamente capacitada para manuseio e armazenamento desses materiais.

 

  • Transporte 

O transporte de produtos de saúde é um fator extremamente importante para o processo de logística de suprimentos hospitalares, e por isso possui uma série de exigências a serem seguidas para que tudo ocorra sem falhas e erros.

 

Alguns equipamentos e produtos médicos necessitam de uma temperatura adequada para que não percam sua eficácia e cheguem ao destino preservados, assim é necessário que haja veículos totalmente adequados e equipados para receber esse tipo de material da maneira correta.

 

Como superar esses desafios na logística hospitalar 

Enfrentar os desafios enfrentados na logística de suprimentos hospitalares e otimizar esse processo é extremamente necessário, a melhor solução para isso acontecer é a partir da integração que envolve todas as etapas desse processo. E isso é possível através do uso da tecnologia e automação

 

Com a forte tecnologia nos dias de hoje, os sistemas automatizados do mercado são capazes de gerenciar todas as fases e automatizar a unitarização de doses unitárias, armazenamento e distribuição individualizada dessas doses aos pacientes. E assim, esses sistemas se integram junto ao transporte, criando um ciclo fechado e seguro de gerenciamento de dose unitária.

 

Com isso, o uso da robotização na logística de suprimentos hospitalares é totalmente necessária, pois otimiza o processo de separação de medicamentos, se comparado a um processo manual, e assim traz mais segurança e agiliza o tempo de separação dos mesmos. Esse fator colabora para um fluxo logístico com mais eficácia, já que há um ganho na produtividade.

 

A LOG 10 Express pode te ajudar!

O transporte de produtos de saúde é importante para que uma boa logística hospitalar seja implementada com sucesso, e por isso escolher uma transportadora que está preocupada com a segurança e qualidade desses medicamentos e equipamentos médicos é extremamente importante para que tudo saia de forma mais eficaz.

 

A LOG 10 Express é especialista em atendimentos emergenciais, oferecendo serviços de transporte com o máximo de qualidade, transparência e segurança possível. Com os veículos devidamente adequados e licenciados pela Anvisa, possuímos uma equipe treinada e capacitada para conferência no recebimento e expedição de cargas.

 

Visando sempre cumprir a satisfação de nossos clientes, trabalhamos com atendimento com total disponibilidade e acompanhamento em tempo real da separação de todos os pedidos e rastreabilidade no transporte. Estamos aptos para transportar qualquer tipo de material, com ou sem controle de temperatura. 

 

 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação