• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Como automatizar processos na gestão de equipamentos hospitalares

A área da saúde exige diversos requisitos para ser desempenhada com qualidade e êxito, e por esse motivo, é extremamente importante que tenha uma boa gestão de equipamentos hospitalares. Essa prática deve ser definida com prioridade na rotina de empreendimentos para que os resultados sejam positivos.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da USP, a má gestão de equipamentos hospitalares é um dos principais motivos para o aumento dos gastos no setor da saúde no mundo inteiro. Com isso, é possível observar que a gestão desses equipamentos tem um grande impacto para o setor da saúde.

 

Os equipamentos e produtos hospitalares necessitam de todos os cuidados, manutenções, reparos e prevenções necessárias para que se mantenham preservados e possam ser usados com êxito. Por isso, manter uma gestão de equipamentos hospitalares eficiente é totalmente essencial para o bom funcionamento do hospital.

 

Principais desafios encontrados na gestão de equipamentos hospitalares

Como já sabemos, na área da saúde é necessário seguir diversos requisitos para que se mantenha uma boa gestão de equipamentos hospitalares, e com isso, surgem diversos desafios para gestores desse segmento. É importante garantir que esses produtos tenham um controle apropriado para que sejam utilizados da forma correta.

 

É necessário que uma gestão eficiente desses equipamentos seja aplicada com êxito, de forma que a calibração, manutenção, reparo, treinamento de uso e demais exigências desses itens sejam seguidas corretamente. Além disso, é importante conscientizar a equipe sobre boas práticas, cuidados com manuseio e armazenamento desses equipamentos.

 

Tudo isso é totalmente necessário para que a qualidade dos serviços prestados sejam proporcionados com a melhor eficácia e qualidade possível, visando oferecer o melhor atendimento para os pacientes e uma gestão excelente desses produtos hospitalares.

 

Cuidados no armazenamento equipamentos hospitalares

O armazenamento de equipamentos hospitalares exige uma série de atenção e cuidados especiais. Eles contam com regras rígidas de manuseio, acondicionamento e transporte, visando sempre manter esses produtos totalmente preservados e com suas particularidades. 

 

Por isso, tanto o armazenamento quanto transporte de instrumentos da área da saúde necessitam ser executados com o máximo de qualidade e competência possível, evitando qualquer prejuízo que possa causar em comprometimento de carga ou multas administrativas. 

 

Separamos alguns cuidados especiais que se deve ter no armazenamento de produtos hospitalares a fim de evitar erros futuramente, garantindo que haja uma boa gestão de equipamentos hospitalares. Confira!

 

  1. Treinamento adequado

Para uma gestão de equipamentos hospitalares ser executada com êxito, é extremamente necessário garantir que todos os colaboradores que estão designados para cuidar do armazenamento, acondicionamento e transporte de instrumentos da área da saúde estejam devidamente capacitados e treinados para exercer tal função.

 

Além disso, é importante que entendam e coloquem em prática as melhores ações, de modo que sempre estejam atualizados sobre novos procedimentos, atendimentos às normas vigentes, regras de manipulação, sanitização, entre outros.

 

  1. Seguir as especificidades dos fabricantes

Alguns equipamentos e produtos hospitalares exigem um armazenamento e acondicionamento específico para que sejam preservados com qualidade. Com isso, assegurar que sejam seguidas as regras determinadas pelos fabricantes e autoridades competentes desses itens é um fator essencial.

 

Caso haja algum descuido nesse processo, pode-se desencadear uma série de problemas, como a perda da carga sem direito a restituição, multas administrativas ou até mesmo a interdição de determinados locais. 

 

  1. Manter a temperatura ideal

Assim como o armazenamento e acondicionamento, alguns equipamentos hospitalares exigem que sejam colocados em níveis específicos de temperatura e umidade, evitando que haja a deterioração e contaminação dos mesmos. Sendo assim, é fundamental manter um controle de temperatura ideal para cada tipo de produto, respeitando suas particularidades. 

O transporte de instrumentos da área da saúde é outro fator extremamente importante para que haja sucesso na gestão de equipamentos hospitalares. É necessário que os veículos sejam totalmente adaptados para receber esses equipamentos, de modo que a eficácia e qualidade não se percam.

  1. Controlar as entradas e saídas de estoque

A prática de controlar a entrada e saída de produtos no estoque é fundamental, principalmente para a área da saúde, onde tudo precisa ser registrado e contabilizado para que se obtenha sucesso na gestão.

 

Adotando essa medida, é possível evitar desperdícios, danificação, extravios e outros problemas relacionados a materiais hospitalares. Além disso, facilita a tomada de decisão para a realização de novas compras, e também, um melhor controle da chegada de novos produtos.

 

  1. Cuidado redobrado com higiene e limpeza

A higiene e limpeza é um fator crucial quando falamos de produtos e equipamentos hospitalares, é totalmente necessário que o manuseio desses produtos sejam feitos com o máximo de atenção e qualidade possível, pois qualquer descuido pode gerar uma série de problemas, como o comprometimento da saúde de um paciente.

 

Portanto, garantir que a higiene e limpeza desses materiais seja feita de maneira certa deve ser a preocupação prioritária do gestor, assegurando que tais materiais não sejam contaminados de diferentes formas, em razão de exposição ao sol, armazenamento sob temperatura incorreta ou acondicionamento errado.

 

Conte com uma empresa especialista no transporte de instrumentos da área da saúde

O transporte e armazenamento de equipamentos hospitalares é um dos fatores essenciais para que uma boa gestão hospitalar seja realizada com sucesso. Por esse motivo, deve ser executada com qualidade e excelência, porém isso só é possível com a ajuda de empresas empenhadas em desenvolver esse trabalho com competência. 

 

Atualmente, a LOG 10 Express realiza toda a operação logística do cliente, transporte, armazenagem, filial fiscal, importação e exportação, onde o principal objetivo é fornecer serviços de transporte com agilidade, qualidade e transparência para os clientes.

 

Estamos a todo momento preocupados com a qualidade e  segurança do transporte de instrumentos da área da saúde realizados em nossos veículos, e por esse motivo, somos reconhecidos pelas boas práticas em transporte, armazenagem e distribuição no setor.  

 

 

 

 

 

 

 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação