• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Como deve ser feito transporte aduaneiro de equipamentos médicos

O transporte aduaneiro de equipamentos médicos e hospitalares é um processo bastante burocrático, isso porque são produtos e equipamentos com uma série de normas técnicas a serem seguidas. 

A importação e exportação desses equipamentos são bastante importantes, por isso é necessário muita atenção, comprometimento e agilidade, para que o serviço seja realizado da maneira correta. Sendo assim, é bastante necessário escolher a empresa certa que fará o transporte desses equipamentos médicos, para que o trabalho seja realizado com qualidade.

Por isso, nesse blog iremos abordar como o processo de transporte aduaneiro deve ser realizado para que equipamentos médicos e hospitalares sejam transportados da maneira correta, confira:

O que saber antes de importar produtos médicos hospitalares

A importação de equipamentos e produtos, como citado acima, é um processo bastante complexo, é necessário definir boas estratégias, realizar planejamentos e planos de ação, e além disso, é necessário analisar o mercado mundial, tudo isso para que não haja falhas durante o processo.

O procedimento de importação é diferente para cada produto, dependendo da sua especificidade ou do nível de requisitos preestabelecidos.  Para uma luva cirúrgica, uma autoclave ou uma máquina de ressonância magnética, por exemplo, o processo de importação é diferente para cada um deles.

Como a LOG 10 Express pode te auxiliar no transporte aduaneiro

A LOG 10 Express é referência quando o assunto é transportadora de equipamentos médicos, oferecendo uma série de serviços completos e de qualidade. Para o transporte aduaneiro de equipamentos médicos, contamos com uma equipe totalmente especializada para realizar:

Registro de DTA

O DTA é a sigla dada para a Declaração de Trânsito Aduaneiro,  necessária para que as cargas não desembaraçadas em solo nacional sejam transportadas de um ponto a outro no território aduaneiro, com ela também é possível a suspensão do pagamento de tributos.

 

A necessidade de emissão da DTA é necessária principalmente para a área do transporte aduaneiro de equipamentos médicos, isso porque geralmente as mercadorias dão entrada em aeroportos localizados em grandes centros, porém nem sempre elas são desembaraçadas nesses locais, assim sendo necessário a remoção dessa carga para outras unidades aduaneiras.

 

Com isso, é necessário que a transportadora de equipamentos médicos que irá realizar o serviço tenha o registro do DTA, para que a transportação em território nacional seja feita com maior facilidade.

 

Retiradas em Portos secos e Aeroportos

A Log 10 possui parcerias com fornecedores em todos os estados do Brasil, que se adequam ao nosso modo de trabalho, assim visando expandir nossos serviços de modo nacional. 

 

Possuímos o serviço de transporte aéreo, transporte rodoviário com curto prazo de entrega, além disso, oferecemos o transporte nas capitais e nas cidades do interior (sob consulta).

 

Transferência de materiais para recintos alfandegados

Oferecemos um serviço com comunicação de qualidade em todos os passos da entrega. Promovemos a melhor interlocução do motorista com a expedição em todo percurso do serviço. Por exemplo: no trajeto é direcionado a informação do tempo estimado a ser atendido, verificado se a cirurgia está realmente no mapa e autorizada para a empresa.

 

Agendamento

Nossa equipe atua com atendimento com 100% de disponibilidade, ou seja, sempre haverá um profissional disponível para o melhor atendimento de nossos clientes. Visamos oferecer um serviço com comunicação de qualidade, facilitando o agendamento de todos os nossos serviços.

 

Credenciamento junto à Receita Federal

A Receita Federal é um órgão bastante importante na importação e exportação de produtos, principalmente quando o assunto é transporte aduaneiro de equipamentos médicos, isso porque ela é responsável por regular a entrada e saída de bens e produtos no exterior.

 

Por isso, é extremamente indispensável que a empresa que irá realizar o transporte aduaneiro de equipamentos médicos, tenha o credenciamento junto à Receita Federal, pois só assim é garantido que o processo seja feito da maneira correta.

 

Motoristas e veículos credenciados

Para o transporte da área da saúde, ter motoristas e veículos credenciados para exercer tal serviço é fundamental, pois assim os equipamentos e produtos são transportados com o máximo de segurança, cuidado e qualidade possível.

 

Nós contamos com um time totalmente especializado para o transporte de equipamentos médicos, possuímos licenças junto à ANVISA, temos a certificação ISO9001 e nossos veículos são licenciados, sempre focando em oferecer o melhor serviço aos nossos clientes.

 

Transporte de Materiais com controle de temperatura

Alguns equipamentos médicos e hospitalares necessitam de transporte com controle de temperatura, para que cheguem ao destino totalmente preservados e com qualidade máxima.

 

Possuímos um espaço para armazenamento desses equipamentos médicos totalmente adaptado, principalmente para aqueles que exigem controle especial, com área climatizada de 15°C a 30°C e com monitoramento 24h.

 

Além disso, nossos veículos são totalmente preparados para receber qualquer tipo de material com ou sem controle de temperatura, assim garantindo a melhor segurança do produto.

 

Gerenciamento de risco

Os serviços de gerenciamento de riscos são de extrema importância, principalmente para o transporte de equipamentos médicos, que exige o maior cuidado possível para que a carga chegue ao destino com qualidade, sendo necessário adotar medidas e práticas para a melhora da infraestrutura. 

 

A LOG 10 trabalha e zela para que sua carga fique totalmente segura durante todo o processo logístico, e para isso, contamos com uma gerenciadora de riscos que garante toda a segurança necessária, através de rastreamento de veículos via satélite e apólice de seguro com segurança nacional.

 

4 pontos de atenção para importar equipamentos hospitalares

Como já sabemos, o transporte de equipamentos médicos, principalmente na importação e exportação é bastante burocrático, pois exige uma série de normas e regras a serem seguidas. 

 

Preparamos 4 pontos extremamente essenciais que devem ser observados na hora de realizar a importação desses equipamentos médicos e hospitalares. Confira abaixo:

 

  • Fornecimento do código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

Seja na importação ou exportação de equipamentos médicos, é necessário indicar o Código da Nomenclatura Comum do Mercosul, ou mais conhecido como NCM. Esse código é composto por 6 dígitos e é o responsável por identificar produtos em circulação dos países que fazem parte do Mercosul, e além disso, é obrigatório estar presente na emissão de nota fiscal.

 

Além de identificar os produtos comercializados, seja no mercado externo ou interno, o NCM também é responsável pelo cálculo sobre imposto e taxas, como IPI, PIS, COFINS e ICMS.

2. Regulamentação em órgãos competentes

A empresa transportadora de equipamentos médicos que irá realizar o serviço de importação ou exportação deve estar devidamente regulada pela ANVISA e pelos demais órgãos competentes, para que todos os serviços oferecidos estejam sendo realizados da forma correta.

 

  1. Tributação

A aplicação de tributos nos produtos importados e exportados é aplicado de acordo com diversos fatores distintos, como isenções fiscais, sua origem e reduções tributárias. Caso esse fator seja ignorado, a empresa corre um risco muito grande de pagar imposto a mais ou a menos recebendo multa. 

 

Com isso, é fundamental que na hora de importar ou exportar equipamentos médicos e hospitalares, seja escolhido uma transportadora competente para tal serviço, para que não haja complicações futuramente a empresa não seja prejudicada.

4. Condicionamento das mercadorias

A forma de embalar e acondicionar as mercadorias é uma das principais normas técnicas a serem seguidas na hora da importação de equipamentos médicos e hospitalares, e por isso são extremamente importantes. Seguindo-as corretamente, os produtos chegarão ao destino em perfeitas condições e em estado preservado.

 

Os produtos e equipamentos médicos precisam de um condicionamento específico, isso porque precisam chegar ao destino intacto e totalmente preservados, para que não haja complicações em seu uso no futuro. 

 

Por isso, na hora de escolher sua transportadora de equipamentos médicos, é fundamental que ela zele, principalmente, pela segurança e preservação do produto.

 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação