• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Logística de materiais hospitalares: sinais de que está fazendo de forma incorreta.

A logística de materiais hospitalares é todo o gerenciamento da administração de um hospital, onde há três fatores importantes que estão presentes na área da saúde: o armazenamento, transporte e a distribuição de materiais e equipamentos hospitalares.

 

Através da gestão e logística de medicamentos e material hospitalar, é possível obter diversos benefícios, como a rastreabilidade dos produtos, por exemplo.  Além disso, essa prática auxilia também no controle dos insumos dentro do ambiente médico, trazendo benefícios tanto estratégicos, como para a saúde dos pacientes.

 

Em resumo, a logística de materiais hospitalares atua como uma prestação de serviços, onde o principal objetivo é a melhoria da produção e da qualidade daquela empresa, e ao mesmo tempo, reduzindo custos e prejuízos.

 

Os custos que surgem com a falta de logística hospitalar

No ano de 2020, apenas os hospitais dos EUA puderam reduzir os custos em até 17,7% a cada ano, segundo um estudo da Navigant, isso foi possível pois tornaram a utilização de recursos mais eficientes através dos processos de logística hospitalar. Na mesma pesquisa, mostrou que 100 gerentes de hospitais ainda usavam um processo manual, como planilhas excel, entre outras ferramentas menos sofisticadas.

 

Além disso, em outra análise da Navigant Consulting, estima-se que os hospitais poderiam economizar um total de US $11 milhões de reais anualmente, se aplicassem as práticas de logística em seus hospitais de maneira correta e eficiente.

 

Com isso, vemos que a aplicação de uma gestão e logística de medicamento e material hospitalar eficiente é de extrema importância, principalmente para a área da saúde. Com essa prática é possível melhorar o posicionamento dos hospitais, e além disso, buscar maneiras de oferecer melhor qualidade ao atendimento dos pacientes.

 

Principais erros encontrados na Logística de materiais hospitalares

O serviço de logística de materiais hospitalares precisa ser efetuado com o máximo de eficiência e qualidade possível, mas para que tudo isso saia perfeitamente bem, é necessário que as empresas tenham uma estrutura organizada e adequada para tal serviço.

Porém, existem alguns erros que atrapalham na hora da logística ser aplicada nos materiais e equipamentos médicos e hospitalares. Por isso separamos alguns principais erros que prejudicam na logística de materiais hospitalares, confira:

  1. Atrasos nas entregas

O atraso nas entregas é um dos fatores que prejudicam altamente o processo de logística, principalmente na área da saúde, pois é através dessas entregas que os equipamentos e produtos médicos chegam ao seu destino.

Caso ocorra o atraso do transporte, é gerado uma série de desperdícios, seja de esforços em mão de obra ou equipamentos, assim fazendo com que todos os processos envolvidos levem mais tempo que o esperado. 

Além disso, os gastos são cada vez maiores, à medida que o tempo for percorrendo,  podendo também ter um alto risco dos equipamentos ou produtos não chegarem com qualidade ao destino. 

  1. Falta de materiais para cirurgia

A falta de materiais para cirurgia é um erro que pode trazer diversos prejuízos e transtornos, e além disso, é um fator que atrasa procedimentos cirúrgicos, colocando em risco a vida de pacientes que necessitam.

Com isso, é essencial que haja a logística de materiais hospitalares, para que erros como esse e outros não ocorra, e assim, não trazendo prejuízos e nem consequências futuramente.

  1. Erros de conferência

O processo de conferência na logística de materiais hospitalares é uma garantia adicional de que o produto certo está seguindo para o cliente certo. É feita sem erros e de forma rápida, através de um sistema de coleta de dados.

 

Caso haja erro no processo de conferência, pode desencadear uma série de problemas na logística dos equipamentos, como o cliente final receber o equipamento ou produto médico com “problemas”, o que ocasiona um grande erro.

  1. Desordem na armazenagem de medicamentos

Um dos erros que mais afeta o processo de logística, e que infelizmente não é muito incomum, é a desordem na armazenagem de equipamentos e medicamentos. Alguns desses equipamentos ou produtos precisam ser alojados em lugares específicos para que sejam preservados e não haja comprometimento ao longo do tempo.

É totalmente essencial ter um ambiente adequado para o recebimento de equipamentos e medicamentos hospitalares, assim a gestão e logística de medicamentos e material hospitalar é realizada com maior eficácia.

 

Conte com a LOG 10 Transportadora de equipamentos médicos

A LOG 10 Express é referência quando o assunto é transportadora de equipamentos médicos, isso porque somos especialistas na entrega e retirada desses materiais, assim nos adequamos na particularidade de cada consumidor.

Nossa vivência ao longo dos anos nos setores de CMG, OPME, Eng. Clínica, Hemodinâmica, Farmácia e demais áreas responsáveis, nos fizeram destacar no mercado, e com isso, nosso aprendizado transformou-se em resiliência, buscando sempre dar o melhor serviço para nossos clientes.

Como o transporte de medicamentos da área da saúde precisa ser extremamente competente, possuímos motoristas totalmente qualificados para realizar a  gestão e logística de medicamentos e material hospitalar com total excelência e proatividade.

Trabalhamos com 100% de disponibilidade para seus clientes, ou seja, sempre haverá um profissional disponível para melhor atendê-los. Além disso, estamos dispostos a sempre promover a manutenção, o seguro e documentações legais para todos os nossos veículos, de forma que o material seja transportado da forma correta e sem danos.

Para uma boa logística de materiais hospitalares, conte com a LOG 10 Express, em todos os passos da entrega estamos dispostos a oferecer um serviço com comunicação de qualidade e principalmente, o melhor transporte para equipamentos médicos e hospitalares, valorizando a segurança. 

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação