• (11) 3083-1031
  • cotacao@log10.com.br
  • Rua Quitanduba, 73 - Caxingui, São Paulo - SP, 05516-030
  • (41) 3286-6800
  • atendimento.pr@log10.com.br
  • Rua Américo Firmino de Tolêdo - Galpão 07, 840 - Uberaba, Curitiba - PR, 81580-450

Blog

Importância da gestão sustentável para transportadoras

A sustentabilidade é um assunto atual e muito importante para o meio ambiente, e claro, para todas as empresas, principalmente para empresas de transporte de cargas. Por essa razão, a gestão sustentável para transportadoras é um assunto essencial.  

É fundamental que as empresas pensem em estratégias de logísticas sustentáveis, que visam preservar o meio ambiente, principalmente no caso de transporte rodoviário de cargas.   


Por que devo deixar a empresa mais sustentável?

A economia atual exige que a empresa seja sustentável, principalmente para que a preservação do meio ambiente seja uma realidade no meio corporativo. Além disso, os clientes buscam por soluções sustentáveis para ajudar no processo de preservação. 

Esse cenário é suficiente para que toda empresa comece a tomar decisões sustentáveis no seu dia a dia. No entanto, existe um terceiro fator que mostra ainda mais a importância de preservar o meio ambiente. 

Atualmente existem legislações ambientais que preveem penalizações para empresas que tenham atitudes sustentáveis e não ajudem na preservação ambiental.  

Como tornar o transporte de cargas um serviço sustentável?

Uma empresa que realiza o transporte rodoviário de cargas precisa de muita atenção às ações sustentáveis no seu dia a dia. Isso porque esse tipo de transporte emite poluentes que agridem o meio ambiente e devem ser tratados com mais cuidado. 

Para reduzir as taxas de poluição e se tornar mais sustentável, a transportadora pode realizar as seguintes ações:

Manter a revisão dos veículos em dia

Os óleos lubrificantes e outros itens de um veículo, quando não são trocados e bem cuidados, podem emitir uma quantidade muito maior de poluentes. Para que isso não aconteça, é fundamental que empresas de logística hospitalar de instrumentais ou de transporte de outros itens, mantenha a manutenção da sua frota sempre em dia. 

Otimizar as rotas de entrega

Ao otimizar as rotas, a transportadora conseguirá realizar algumas entregas no mesmo dia. Essa ação além de reduzir a emissão de poluentes, ajuda na redução do tempo de entrega e automaticamente, faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos. 

Evitar circular com o caminhão vazio

Circular com o caminhão sem que ele realize o transporte de encomendas emitirá poluentes sem a menor necessidade. Por essa razão, é importante que a empresa evite essa situação. 

Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia é responsável por facilitar o dia a dia de todos, principalmente no setor de logística e usá-la para fins sustentáveis é uma ideia ótima. Conte com softwares capazes de traçar rotas mais curtas para diminuir a emissão de poluentes.

Outra dica é optar por veículos tecnológicos, que são desenvolvidos para agredir menos o meio ambiente e realizar uma entrega mais sustentável.

Solicite Orçamento

Solicite uma Cotação